quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O impacto da avaliação do ensino superior

Nenhuma iniciativa poderá ser mais impactante sobre o sistema de ensino superior do que a avaliação de desempenho de cursos. Não se pode afirmar que a avaliação fornece evidências irrecusáveis ou que o processo de avaliação não merece apreciação, desenvolvimento e aperfeiçoamentos. Mas os dados que já foram obtidos, ainda que merecedores de críticas, são as mais confiáveis evidências do atual estágio do sistema de ensino superior brasileiro, e assim sendo, deve servir de guia para a gestão do sistema visando, prioritariamente, seu aperfeiçoamento. Ainda estamos engatinhando em termos de qualidade do ensino superior. Falta-nos tradição, já que só muito recentemente - na primeira metade do século passado - criamos nossa primeira universidade. Em termos de tradição estamos a séculos de defasagem dos países de maior tradição da Europa. Talvez o modelo de ensino superior baseado na dicotomia instituições públicas e privadas não seja o melhor para galgarmos melhores posições neste vital setor para a nossa soberania. A experiência de países com mais tradição cultural parece indicar para instituições públicas mas desvinculadas do aparelho estatal, de acordo com as mais tradicionais e bem-sucedidas universidades européias e americanas.
O processo para o amadurecimento do nosso sistema de ensino superior não ocorrerá num curto lapso de tempo. Os empresários do sistema educacional reclamam que as avaliações periódicas prejudicam suas faculdades. Mas um primeiro e decisivo passo foi tomado com o estabelecimento de um sistema de avaliação das instituições. Não se pode capitular diante do forte lóbi das faculdades privadas que visam, em primeira instância, meros interesses comerciais, embora já haja entre as privadas aquelas que trabalham com denodo para se adequar à nova realidade. O setor educacional não deve ser destinado a empreendimentos meramente comerciais desprovidos do propósito de educar com seriedade e qualidade.
AVALIAÇÃO NÃO DÁ SELO DE QUALIDADE

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